4º dia: São Francisco
Pra variar, acordamos cedo, pois dormir em dólar está caro.... O destino deste dia é São Francisco. Fomos de carro para São Francisco. Demoramos cerca de uma hora até o Cable Car (bondinho) que seria nosso primeiro passeio. Pegamos muito trânsito até passarmos do pedágio. Fomos pela I 80 – sentido São Francisco. Chegando no pedágio existe a opção de Cash ou Fast Trak (Sem Parar, Connect - como conhecemos aqui no Brasil). O valor varia de acordo com o horário e dia da semana. Em horário de rush (5 as 10 da manhã e 3 e 7 da noite) custa U$6,00. No restante do dia custa U$4,00. Em finais de semana custa U$5,00 em qualquer horário. O pedágio é cobrado no sentido Oakland – São Francisco.
Uma coisa muito interessante que existe nas estradas da
Califórnia é a pista Carpool. É um sistema que incentiva a carona. É sempre a
faixa da esquerda e em cada rodovia tem a sua regra. As vezes é exigido no
mínimo 2 pessoas, as vezes 3 pessoas. O horário permitido também varia
(geralmente é no horário de rush).
O dia estava gostoso, como já tinha ouvido relatos que São Francisco era um pouco mais frio, resolvi levar uma blusa. Não foi necessária utiliza-la, mas na sombra o vento estava geladinho.
Próximo do ponto inicial existe um ponto de vendas dos tickets do bondinho. Lá existe a opção de comprar um ticket sem direito a descer, ou para 1 dia, 3 dias ou 5 dias. Estes diários você pode subir e descer quantas vezes você quiser. Dentro do ticket é só você rabiscar o primeiro dia que está utilizando o ticket e dentro do bonde apresente-o ao maquinista ou o auxiliar.
Ticket do bondinho |
Optamos pelo 1 dia que custou US17,00 por pessoa. Crianças com até 4 anos não pagam. Até levamos o carrinho da minha filha, eles guardam na parte de trás do bonde.
Ponto do Cable Car (bondinho) |
O ponto inicial fica na Market St com a Powell St. Existe uma fila para você pegar o bondinho. Já ouvi relatos de pessoas que demoraram 2 horas na fila, mas ficamos no máximo 15 minutos. Ali é interessante porque você vê o trabalho literalmente manual e braçal que eles fazem para virar o bondinho. Pegamos a linha Powell-Hyde (fica escrito na parte de cima do bonde). Tente sentar do lado esquerdo. Se quiser ir pendurado pode ir, mas tem que prestar atenção nos bondes que vem no sentido contrário, pois eles passam muito colados. O maquinista as vezes até dá um grito de alerta, mas é sempre bom atenção em dobro.
Nossa primeira parada foi o Cable Car Museum. Para descer do bonde, a cada ponto o maquinista pergunta se alguém vai descer, aí você grita YES!
Máquinas funcionando a todo vapor |
Funcionamento dos freios do bondinho |
Antigos bondinhos |
Pegamos o bondinho novamente e a nossa próxima parada foi a
famosa Lombard Street. A rua é muito famosa em São Francisco devido as suas 8
curvas em uma distância tão curta. Resolvemos descer e subir as escadarias que
ficam nas laterais para aproveitar as duas vistas (por cima e por baixo). No
cruzamento da Lombart St com a Hyde St tem uma linda visão da ilha de Alcatraz.
Lombard Street |
Cruzamento da Lombard Street com Hyde St e a ilha de Alcatraz ao fundo |
Lombard Street vista da parte de baixo |
No Ghirardelli Square, conhecemos o quarteirão e resolvemos entrar na loja e tomar um super sorvete.
Pelo calor que fazia, valeu muito a pena. Estava uma delicia. Na loja você
também pode degustar e comprar os chocolates da marca. Compramos alguns
chocolates para experimentar, pois nunca tinha comido desta marca. Eles são
maravilhosos. Alguns sabores eu achei até melhor que Lindt e Godiva.
Entrada da Ghirardelli |
Depois fomos passeando pela Jefferson St até o Pier 39. É um
passeio bem interessante, tem restaurantes, milhares de lojas de souvenirs e
atrações de rua. Tem também o Museu de Cera Madame Toussad, se você não quiser entrar existem algumas estátuas do lado de fora. Acabei tirando foto com Morgan
Freeman e Leonardo di Caprio.
Ao chegar no Pier 39 fomos direto para onde ficavam os leões marinhos, embora eu já esperava que não tivesse nenhum, devido a época do ano. Engano meu... Mesmo sendo verão eles estavam lá. Acredito que no inverno todas as plataformas devem lotar de leões marinhos.
Ao chegar no Pier 39 fomos direto para onde ficavam os leões marinhos, embora eu já esperava que não tivesse nenhum, devido a época do ano. Engano meu... Mesmo sendo verão eles estavam lá. Acredito que no inverno todas as plataformas devem lotar de leões marinhos.
Da Ghirardelli até o Pier 39 deu aproximadamente 1 hora de
passeio.
Depois utilizamos para retornar, outra linha do bondinho Powell-Mason. Ele sai da Taylor St com a Bay St. e vai até o mesmo ponto inicial da outra linha. Sempre tenha um mapa de bolso, ele sempre será útil.
Fomos pegar o nosso carro e nos dirigimos para a Alamo Square
Park. Lá é um bairro residencial e tem as famosas casinhas germinadas coloridas
chamadas de Painted Ladies. Esses
casarões foram construídos por volta de 1892 e parecem casinhas de boneca. Neste
parque tem área para cachorros, playground, locais para pic-nic e um gramado
enorme para sentar e apreciar o visual. Ao redor do parque é possível estacionar
na rua.
Depois nos dirigimos para a Golden Gate. Fomos de carro. De São Francisco para o norte não se paga pedágio, somente no sentido contrário. Eu havia pego algumas dicas de ótimos lugares para se tirar fotos da ponte. Ponha no GPS ou Waze os seguintes endereços:
São 3 mirantes. Depois a pista vira mão única. A vista é
muito, muito linda..
Voltamos para o hotel, arrumamos as malas e nos preparamos
para o dia seguinte que seria cansativo, mas ao mesmo tempo muito bom.
Viajaríamos o dia inteiro até Las Vegas por dentro do Yosemite
Outros posts relacionados a esta viagem:
1º dia - São Paulo - Los Angeles - Fresno
2º dia - Yosemite
3º dia - Six Flags
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